PRODDOC participa do “II Webinário – Relatos de Experiências” do Curso de Formação Continuada Memória e Patrimônio, Participação Social e Institucionalidade, do Rio Grande do Sul

Por Cláudia dos Santos

No último dia 9, o PRODDOC – Unipampa marcou presença no II Webinário – Relatos de Experiências, do Curso de Formação Continuada Memória e Patrimônio, Participação Social e Institucionalidade. O evento, transmitido pelo YouTube no canal do Colegiado Setorial de Memória e Patrimônio do RS e mediado por Rubia Ana Mossi Frizzo, Angelita Peixoto e Gabriela, foi realizado em parceria com a Secretaria do Estado da Cultura por meio do Sistema Estadual da Cultura e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul.

O PRODDOC contou com a participação do membro colaborador Professor Dr. Alan Dutra de Melo e do Professor Dr. Alexandre dos Santos Villas Bôas, Coordenador do Programa, que apresentou o Programa de Extensão, Catalogação e Digitalização de Documentação Histórica, contando seu histórico ao longo da última década e a projeção de ações futuras.

No mesmo dia, o webinário recebeu também as apresentações da Dra. Andréa Lacerda Bachettini, restauradora, que destacou a atuação do Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Bens Culturais da UFPel; Regis Marques Gomes, presidente da Casa dos Açores, com reflexões sobre a o processo de restauração da Casa dos Açores em Gravataí, Rio Grande do Sul; Dra. Noris Mara Pacheco Martins Leal, historiadora, apresentando o Museu do Doce, e discutindo a salvaguarda do patrimônio material e imaterial brasileiro. Ao final, o espaço foi aberto para uma roda de conversa e sessão de perguntas aos participantes do webinário.

Acesse o vídeo completo: https://www.youtube.com/live/uWAajOAIFpE?si=_CH5yWJ9FcbidNzl

II Webinário – Relatos de Experiência

Crédito das Imagens: Colegiado Setorial de Memória e Patrimônio do RS

Jaguarão, 16 de novembro de 2023.