Acervo digital de Pedro Wayne é doado a Casa de Cultura de Bagé

Um grande passo para a construção do Museu digital

Na tarde desta quarta-feira (07), na Casa de Cultura Pedro Wayne, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), realizou a entrega do acervo de recortes pessoais de Pedro Wayne digitalizados. Essa parceria entre a Prefeitura de Bagé, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e Unipampa, faz parte do Projeto “Traços de Memória e Ensino”.
Segundo a diretora do espaço, Eloisa Morgado, após uma visita das bibliotecárias da Universidade ao acervo da Casa, foi proposta a digitalização do documento e prontamente aceito pela gestão. “Temos um acervo rico em documentos e livros que poderia se perder com as ações do tempo”, conta. A secretária Ana Carla Oliveira manifestou sua gratidão à equipe envolvida no projeto. “Este é um grande passo para eternizar a história da nossa cidade. Uma iniciativa que busca preservar o nosso patrimônio. Agradecemos o carinho da Unipampa e o olhar atento do prefeito Divaldo Lara, que também reconhece a importância do nosso turismo e cultura, que esta diretamente ligada a nossa história”, disse a secretária.
Esteve presente a filha de Pedro Wayne, Esther Wayne Nogueira, que expressou sua emoção. “Aqui em Bagé encontro as memórias de meu pai e cada vez que venho para cá sou surpreendida com o carinho e as lembranças que a cidade me traz”, contou.
O pró-reitor de extensão e cultura da Universidade, Rafael Lucyk  Maurer, disse que pretende ampliar o projeto para outras cidades que possuem campos da Unipampa. “A universidade cumpre mais uma vez o seu papel no desenvolvimento social e regional. Nosso objetivo é levar para outras cidades para que se resgate toda informação que construiu o desenvolvimento histórico-cultural do nosso Rio Grande do Sul”, explica. Já o historiador, Alexandre Villas Bôas, reforça que o objetivo do projeto é democratizar a informação. “O projeto iniciou em 2012 em Jaguarão, com o objetivo de preservar as fontes documentais existentes no instituto histórico e geográfico de Jaguarão. Hoje podemos ampliar e consolidar todo o processo histórico do nosso Estado”, encerrou.

Comunicação Social e Memória Prefeitura Municipal de Bagé – https://www.bage.rs.gov.br/…/unipampa-digitaliza-100-anos-…/