Projeto de extensão lança site com acervo histórico digital

O Programa de Extensão Catalogação e Digitalização de Documentação Histórica (PRODDOC) surgiu através de uma parceria com o Instituto Histórico e Geográfico de Jaguarão (IHGJ) após a comunidade jaguarense demonstrar o anseio da preservação dos registros históricos do município, os quais encontravam-se em precárias condições de armazenamento deteriorando-se, e também obter um maior acesso a esses documentos para que gerações futuras conheçam sua história.

Dando continuidade ao trabalho desenvolvido, o PRODDOC estará lançando seu site, com o objetivo de divulgar o acervo digitalizado do Instituto Histórico e Geográfico de Jaguarão (IHGJ), onde encontram-se periódicos, atas da Câmara de Vereadores, registros de óbitos, cópias de mapas, livros e diversos outros tipos de registros, muitos destes datados do século XIX. Esse acervo estará sendo disponibilizado através da ferramenta Tainacan, que é uma tecnologia utilizada para a criação de coleções digitais na internet, além disso, é um software que permite a gestão e a publicação de acervos digitais de uma forma fácil e intuitiva.

Ter esses documentos no meio digital fará com que o acesso a eles seja facilitado, além da preservação e durabilidade de um acervo que vem sendo desgastado com o passar do tempo, o qual é de extrema importância histórica e cultural para a região. Para saber mais, basta acessar o site que está disponível no endereço eletrônico: https://acervo.unipampa.edu.br/proddoc/, o qual estará sendo lançado nos próximos dias.